Fracasso em foco
Em todas as áreas, pelo menos aqui no Brasil, quando alguém fracassa é preciso foco total, para que essa pessoa fique totalmente mal. Quanto pior é o fracasso, mais "ibope" ele ganha. Posso facilmente exemplificar com a área de matemática, quando alguém acerta, nada acontece, mas se alguém erra, é "menosprezado até a morte".
Isso acontece, pois no Brasil há uma cultura muito errônea de que se alguém fracassa, isso tem de virar piada. Assim como em muitos outros países, o culto à piada referente ao fracasso está cada vez mais presente por uma questão cultural.
Mas não é só a piada que dá foco ao fracasso, esse é apenas um lado da moeda, o outro é que coisas ruins e fracassos sempre têm mais lugar na mídia como jornais e telejornais. É só comparar quantas notícias boas e ruins há no jornal. As ruins estão quase sempre em maior quantidade, ou seja, notícia ruim vende mais.
Tudo o que é ruim dá muito "ibope" e abre um leque de discussões sobre o assunto no mundo inteiro. Se é um fracasso obtido por alguma pessoa, discuti-se o que se faria se estivesse no lugar dela, se é um desastre natural, discute-se o que poderia ter sido feito para evitá-lo.
Concluímos então que notícias ruins e fracassos é o que o público quer ver, e o que os jornais querem mostrar. Não são todas as pessoas que querem isso mas pelo menos a grande maioria quer que algo os tire do tédio.
Comentários
Postar um comentário